quinta-feira, 26 de maio de 2011

PARA MÔNICA FORGAÇA(PROF DE PORTUGUES /LITERATURA)CONT.

O QUE ROLA NA ESCOLA(JULIANA)
O livro conta a história da Julia que muda de escola e não demora a arrumar muitos amigos um deles é Nicanor um cara muito brincalhão que sempre vem acompanhado do seu amigo Fabio que é muito legal.

Julia consegue ser eleita representante de classe  por unanimidade da sala,e nas reuniões que tem com Dona Rosa que é diretora da escola onde ela estuda conhece Alberto que  faz parte do Grêmio da escola.Eles tem uma idéia de fazer um correio elegante na semana do dia dos namorados para conseguir renda para a escola.

Um tal de Sad Boy envia umas cartas muito românticas para Julia mas ela pensa que é o Alberto que está enviando mas na verdade quem envia estas cartas é Pedro um colega da sala dela.

Eles montam  um teatro sobre alcoolismo  que apresentaram na feira de ciências mas não só lá também nas escola.

No final do livro Alberto vai embora para Manaus e Julia fica triste e sozinha mas os seu amigos não a abandonam só.

No livro também conta a história de Diego que no livro anda com um grupo de pixadores mas numa dessas vezes ele se da mal cai de uma marquise e ainda é espancado.Mas depois ele se concientiza,e para de pixar. Mas eu gostei muito do livro ele é muito educativo,e fala sobre o que os jovens querem ouvir,não com histórias de crianças,mas história que pode acontecer a cada um de nós.



EU SOU MARIA(THAYLINE)
‘Eu sou Maria’ é o sétimo título da Coleção Reconstruir, a atualização do mito de Hércules e seus doze trabalhos. A personagem principal é uma adolescente de 15 anos, moradora de uma favela do Rio de Janeiro, sem nenhum envolvimento com drogas ou crime. Uma jovem que se esforça para estudar, arranjar emprego, não usar drogas, no meio de tantos que se perdem. Um dos objetivos desta coleção é partilhar com leitores os segredos da criação de um mundo imaginado por um escritor a partir do mundo real.

A autora Sonia Rodrigues escreve com o auxílio do jogo “Autoria” de criar histórias e, nos seis livros anteriores, elegeu um aspecto que considerou mais relevante na narrativa para mostrar como este enredo foi criado. Nesse livro, Sonia Rodrigues decidiu contar como alguém consegue, através do estudo, não seguir nenhum dos caminhos de risco de seu ambiente social – drogas, gravidez precoce, crime -, mesmo que para isso precise vencer grandes obstáculos; fazendo uma alusão a Hércules, uma tarefa e tanto.

Hércules foi o herói grego perseguido por sua origem, tinha bom coração, era generoso e valente. Foi daí que surgiu a inspiração para a criação de Maria, que, como Hércules, precisou de muito esforço para “matar um leão por dia” e conseguir vencer o concurso nacional de redação.

QUARTO DE MENINA(THAYLANE)
Lívia Garcia-Roza conta a história de Luciana, uma menina que como todas as outras que estão entre a adolescência e a infância, tem o coração entupido de perguntas, dúvidas e sofrimentos. Filha de pais separados, a jovem observa o comportamento dos dois e faz de seu quarto um refúgio secreto, onde desabafa suas angústias com bonecas e grilos que moram em um vaso de flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário